Variáveis e Objetos.

Vamos bater um papo sobre assuntos variados.
wegosan

Variáveis e Objetos.

Mensagem por wegosan »

Boa Noite a todos os Membros.
Tenho divulgado o HAMOOPI em minha pagina do face - 2D FIGHTER MAKER BRASIL (OFICIAL), lá somos uma comunidade que utiliza como ferramenta de criação de games de luta a engine 2nd Fighter Maker, ela lembra muito o HAMOOPI, pois utilizamos um editor próprio da engine para criar praticamente tudo do zero, porém não há códigos de programação, tendo somente funções pré definidas que utilizamos usando a lógica que necessitamos.
Mas estou aqui para falar do HAMOOPI, e necessitei desta explanação inicial para chegar a um ponto importante dentro de uma programação de jogos (fighter engine), que seria as Variáveis e Objetos. No 2nd FM, dentro destas funções pre definidas, existem as VARs e o OBJs, onde a VAR conseguimos por exemplo dar condições de Transformação de char em outro, EX: Goku em Super sayajin sem utilização códigos, pois dentro da função VAR, existem um lista onde se pode dar nome a esta Var e adicionar ou trocar valores. E em relação ao OBJ. utilizamos para colocar elementos para interagir no cenário ou inserirmos Sparks e magias entre outras coisas.
Mas é tudo muito limitado, pois a engine foi descontinuada em 2002 e não houve uma atualização deste então. Estamos abrindo os olhos para o HAMOOPI, pois estamos com a esperança que a engine venha suprir estas necessidades que nós do 2DFM tanto desejamos.
De cara ja identificamos muitas melhorias que o HAMOOPI tem em relação ao 2DFM. No 2DFM temos a resolução nativa de 640x480, porém só podemos usar 256 cores indexadas, não sei se no HAMOOPI é possível criar team 3x3 no arcade mode, porque no 2DFM só é possível no VS mode, dentre outras coisa que poderei falar em um outra oportunidade.
Tenho certeza que tais deficiências do 2DFM se dão pela limitação do uso das VAR e OBJ, como será que vão se comportar as VARs e OBJs no HAMOOPI? Estamos ansiosos aguardando o parte que Daniel ira apresenta-lo a todos nós!
A VAR no 2DFM é importante (essencial) na ação de derrota do char, pois a cada tipo de "morte" do char se aplica uma animação adequada aquele momento, EX: Morte por arremesso, morte aérea, morte moves e super moves, dependendo do char as animações não são as mesmas devido a física da ação de ataque.
Enfim, aguardaremos por mais detalhes e parabéns pela Engine Daniel Moura, fico feliz por você e mais que ninguém torço pelo seu projeto!
Abraço!
Imagem

gamedevboss
Site Admin

Re: Variáveis e Objetos.

Mensagem por gamedevboss »

Olá seja bem vindo! Vou tentar responder todas as perguntas, mas confesso que nunca utilizei o Fighter Maker, apenas assisti alguns vídeos no Youtube sobre como funciona a criação de personagens. Achei algumas idéias interessantes ali, outras nem tanto. É realmente uma pena os desenvolvedores abandonarem uma engine, mesmo com toda uma comunidade apoiando o projeto deles. Vamos lá:
dentro destas funções pre definidas, existem as VARs e o OBJs, onde a VAR conseguimos por exemplo dar condições de Transformação de char em outro, EX: Goku em Super sayajin sem utilização códigos
Isso foi planejado, mas não foi implementado na engine. Será preciso utilizar um outro método de programação para adicionar este tipo de recurso, tanto para fazer um personagem virar outro (na verdade é como se existissem 2 personagens diferentes em um), quanto para fazer sistemas de trocar personagem durante a luta como os jogos crossovers da Capcom. Seria possível inclusive colocar 4 ou mais lutadores na tela ao mesmo tempo. Mas este tipo de mudança na engine não é a minha prioridade no momento. Portanto existe a limitação de lutas entre 2 personagens no momento, padrão da maioria dos jogos de luta clássicos.
No 2DFM temos a resolução nativa de 640x480, porém só podemos usar 256 cores indexadas
No Hamoopi vc pode utilizar 32bits de cores, ou seja milhões de cores em seus personagens. Mas eu limitei as cores que podem ser alteradas para um numero especifico, se não me engano 32 cores possíveis para trocar. Pode ser aumentado via programação. O motivo disso é fazer o sistema de troca de cor funcionar mais rápido, pois quanto mais cores possíveis para trocar, mais tempo é gasto no processo (multiplica o total de pixels de todas as imagens do seu personagem x o numero de cores possíveis para troca). Eu fiz testes com personagens de Street Fighter, Mortal Kombat e alguns de Neogeo, e nenhum deles chegou perto das 32 cores para cada personagem.
A VAR no 2DFM é importante (essencial) na ação de derrota do char, pois a cada tipo de "morte" do char se aplica uma animação adequada aquele momento
Eu programei um tipo de morte padrão para os personagens quando a energia acaba, que é cair no chão.
É muito parecido com a animação de levar uma rasteira. Então independente de como ele morre, seja por magia, soco, golpe aéreo, etc... Ele irá cair para trás da mesma forma que acontece no SF2. Outras animações podem ser adicionadas no futuro.

Primeiro a postar no fórum! Valeu mesmo man! :D

wegosan

Re: Variáveis e Objetos.

Mensagem por wegosan »

Obrigado por tirar estas duvidas!
Postarei mais vezes, principalmente após o lançamento do HAMOOPI!

Responder