Tudo começou no Game Maker...

Issues related to programming and engine code.
Assuntos relacionados a programação e o código da engine.
gamedevboss
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Tudo começou no Game Maker...

Mensagem por gamedevboss »

Eu trabalhei um bom tempo com o Game Maker, e minha idéia era provar que era possível criar um jogo de luta customizável nele.
Depois de bater a cabeça um tempo, decidi que era a hora de aprender a programar em linguagem C/C++/Allegro, e utilizar as mesmas ferramentas que a Elecbyte usou para criar o MUGEN. Como eu sou muito organizado, e graças a internet, é possível ver a Hamoopi em seu estado embrionário, rodando no Game Maker. Se você utiliza esta ferramenta, talvez queira dar uma olhada nos arquivos a seguir.
PS: Este código é muito antigo, de 2016, e a engine mudou muito desde então. É mais uma curiosidade mesmo, que faz parte da história da engine.
Abs

ATENÇÃO: ESTE CÓDIGO É ANTIGO, DE 2016! ESSAS VERSÕES NÃO SÃO MAIS USADAS!
v001
* Criado o sistema que permite controlar a velocidade de cada frame de animação individualmente
* 4 Estados da FSM criados, Parado em pé [100], Intro [010], Andando Frente [420], Andando Trás [410]
* Nada otimizado no momento :( Muito cedo para o beta

v002
* Adicionado Socos [101] [102] [103] e Chutes [104] [105] [106]
* Utiliza imagens externas, os sprites não ficam no executável
* A tecla R reseta o game
* Codigo Fonte e DOWNLOAD liberado nesta versão
http://www.mediafire.com/file/d9a0lc2x9 ... FEv002.rar (obsoleto)

v003
* Adicionado os Estados: Abaixado [200], Abaixado e Socos [201] [202] [203] e Abaixado e Chutes [204] [205] [206]
* Cenário BG + FG
* Ds_list usada para listar os personagens instalados
http://www.mediafire.com/file/saexckoxs ... FEv003.rar (obsoleto)

v004
* Reformulado o método de carregamento das imagens, antes eram carregadas ao desferir um golpe, agora, o objeto controle as carrega no inicio da partida
* Adicionado novos movimentos, Abaixando [601] e Levantando [602], são intermediarios entre os estados [100] Em pé e [200] Abaixado
* Agora as imagens são armazenadas de forma individual na pasta do personagem, assim a engine consegue contar quantas imagens tem em cada animação, bastando que os arquivos estejam nomeados de forma correta, com exatos 6 caracteres, neste formato "100_00", sendo os 3 primeiros digitos correspondentes ao estado, e os dois ultimos correspondentes ao frame de animação. O primeiro frame sempre começa com zero (00), e não (01).
* Para adicionar um movimento / golpe, nesta engine, basta colocar as imagens na pasta do personagem, seguindo a nomenclatura pré definida
http://www.mediafire.com/file/2vr4wothh ... FEv004.rar (obsoleto)

v005
* Frame Data da Animação do personagem Ryu identico ao jogo original. (Ainda faltam ajustar [410] [420] [010])
* Adicionado golpes Aéreos e Pulo VERTICAL [300] [301] [302] [303] [304] [305] [306]
* Tela de apresentação com efeito de partículas. Obrigado ao Martin Crownover por isso. http://martincrownover.com/gamemaker-ex ... cles-fire/
* Nome alterado para HAMOOPI :)
* O projeto está indo muito bem, e na próxima versão ja devo ter todos os golpes normais feitos (Toda a FSM de ataque programada)!
http://www.mediafire.com/file/hu6nsbxqp ... PIv005.rar (obsoleto)

v006
* Todos os golpes aéreos adicionados
* Efeito de Zoom adicionado
* Primeiros testes do Player2 iniciados (ainda não suportado oficialmente nesta versão)
http://www.mediafire.com/file/qvud426my ... PIv006.rar (obsoleto)

v007
* Implementado registro de teclas pressionadas, mecanismo necessário para soltar os golpes especiais
* Criada engine para colisão de HitBoxes (mas ainda não implementado, preciso criar um editor de personagens)
* Criado e implementado sistema de Palette Swap. Obrigado ao PixaletedPope por isso: https://marketplace.yoyogames.com/asset ... te-swapper
* Implementado sombras dos personagens!
* Tela de seleção e VS
* Adicionados movimentos virar em pé e abaixado [607] [608]
http://www.mediafire.com/file/vi97zqu8s ... PIv007.rar (obsoleto)

v008
* Jogo rodando em resolução HD 1280x720
* Editor de Personagem (Animação e H.Boxes)
http://www.mediafire.com/file/vvc8a8rx8 ... PIv008.rar (obsoleto)

V009
* Pequenas correções e aprimoramentos no Editor
* HitPause!
* Multiplos Hits!
* Adicionados novos movimentos [501] [502] [503] "Hurts"
http://www.mediafire.com/file/p7rq6bczl ... PIv009.rar (obsoleto)

v010
* Barras de energia e Tempo adicionados
* Correção na seleção de personagens
http://www.mediafire.com/file/84f4rh440 ... PIv010.rar (obsoleto)

v011
* Adicionado golpes de perto [111] [112] [113] [114] [115] [116]
* Adicionado todos os movimentos possíveis pela engine, mesmo aqueles não utilizados pelo Ryu
* Adicionados modificadores de dinâmica de movimento, por exemplo Soco Forte + Frente, faz o personagem deslizar para frente enquanto ataca
* Correção nos Golpes com mais de 1 Hit por exemplo, Soco Medio + Frente, Soco Forte + Frente, e Pulo Frente + Soco Medio
* Sombras agora aparecem sempre atrás dos personagens
* Nova rotina de Intro (inicio de jogo)
* Tela de Options para customizar o game
* Adicionada opção para configurar os controles dos players
* Modo de treino funcional
* Dezenas de pequenas correções de bugs
http://www.mediafire.com/file/1rg7os0f5 ... PIv011.rar (obsoleto)

v012
*Diversas melhorias no código e bug fixes
*Player 2 funcional
*Input do player2
*Cenário de treino original
*Adicionado Dash e Esquiva, aperte Direita x2 ou Esquerda x2 rapidamente. [470] [480]
*Os inputs agora tem contador de frames
*Tela de versus feita
*Melhorias no modo treino
*Documentação da FSM agora acompanha o pacote
http://www.mediafire.com/file/nb8118bqy ... PIv012.rar (obsoleto)

V013+
* Melhorias na jogabilidade e código (diversas)
* Correção nos movimentos Dash e Dodge
* Defesa em pé e abaixado [450] [250]
* Implementação de Joysticks! (85% completo - os inputs ainda não reconhecem os Joysticks e por isso alguns comandos podem não ser reconhecidos)
* Sons! Tanto nos personagens quanto narração. ROUND! FIGHT!!!
http://www.mediafire.com/file/x194kioaa ... OPIv13.rar (obsoleto)

V014
* Implementação do sistema de Especiais/Magias
* Adicionada Magia ao Ryu [801] Hadouken [901] Fireball [951] Hit Fireball
* Correção no sistema de sombras
* 14b (Corrigido Bug de som no inicio do Round)
http://www.mediafire.com/file/kejecpvmx ... PIv014.rar
http://www.mediafire.com/file/axu46b7x7 ... PIv14b.rar (obsoleto)
-EXTRAS-

Engine de inputs:
http://www.mediafire.com/file/312v04boa ... _Moura.rar

Engine de Swap Palette:
http://www.mediafire.com/file/bef8s4j1i ... as_v01.rar

Engine de HitBoxes by Daniel Moura:
http://www.mediafire.com/file/wc5cr3wkd ... es_v01.rar

Nests99
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Ago 25, 2020 9:35 pm

Re: Tudo começou no Game Maker...

Mensagem por Nests99 »

Gostei do que vi mas faltam alguns recursos para que as lutas fiquem mais rápidas! Parabéns! :)

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