Resolução de tela da engine Hamoopi

Issues related to programming and engine code.
Assuntos relacionados a programação e o código da engine.
gamedevboss
Site Admin

Resolução de tela da engine Hamoopi

Mensagem por gamedevboss »

Fala Devs!
A engine Hamoopi funciona com resolução interna de 640x480 pixels, e os sprites dos personagens estão limitados a 480x480pixels de tamanho.
Porque esses valores? Bem eu pesquisei a resolução dos videogames antigos e fliperamas clássicos, e encontrei isso:

Código: Selecionar todos

//Valores de Referencia: 
//Genesis [320x224] 
//Snes [256x224] 
//CapcomCPS1 [384x224] ou [320x224] 
//NeoGeo [320x224] 
Então eu defini que 320x240 era o valor base. Então eu dobrei o valor para chegar na resolução de 640x480. Simples assim.
Então os sprites podem ser definidos em 2 tipos, os NORMAIS que são do Street Fighter, Mortal Kombat, King of Fighters, etc... E os sprites HD, que tem o dobro de resolução comparado aos jogos clássicos.

Você deve estar pensando... Porque não coloquei logo uma resolução 4K? O motivo é que poucos personagens iriam utilizar uma resolução tão alta, e a engine foi pensada para ser leve e rodar em qualquer computador. Aumentar muito a resolução e a quantidade de memória utilizada iriam atender pouquíssimos personagens, e deixar o jogo restritivo em termos de hardware. É preciso ter um equilíbrio para atender todo mundo.

Mas acredite, 640x480 é uma boa resolução para começarmos. Eventualmente isso pode ser alterado na programação do jogo para ele rodar em resoluções cada vez maiores, deixo para vocês testarem. Algumas imagens para ilustrar o que eu digo:

Imagem
Comparação entre resolução da Hamoopi com o padrão Capcom / SNK

Imagem
Exemplo de qualidade gráfica que se pode obter em 640x480

Valew!

Responder